Atividade Física: quanto mais, melhor?

Por esses dias, ouvi uma amiga se queixar sobre mãos que formigam, dor forte na cabeça, dificuldade para respirar e ao perguntar sobre os exercícios na academia, ela me respondeu que faz diariamente mais de 4 horas de atividade! Fiquei pasma, porque até onde sei, isso é além do limite de alguém que é gordinha e está começando a se movimentar... 

Me lembrei de uma matéria que recebi sobre os limites da atividade física e resolvi expor aqui, para orientar nesse abuso do corpo, olha só:

-----

Limites da atividade física‏ |  Silvio Gioppato
Orientação médica é indispensável antes de começar qualquer tipo de exercício físico

O interesse das pessoas por atividades físicas, inclusive as mais intensas, tem aumentado nos últimos anos. É importante saber que, para ser fisicamente ativo e aumentar a longevidade com melhor qualidade de vida, não precisa ser um atleta de alto desempenho. “Algumas mudanças de hábitos cotidianos simples, como caminhar mais e evitar sempre que possível as facilidades tecnológicas, já contribuem para a melhoria da saúde”, comenta o médico cardiologista Silvio Gioppato, coordenador médico-científico nos serviços de Cardiologia Invasiva do Hospital Vera Cruz.
O número de pessoas que praticam atividades físicas aumentou 18% nos últimos seis anos, segundo dados do Ministério da Saúde. 
Mas qual o limite da prática de atividade física para se evitar o risco de lesões ou doenças? 
 “As pessoas que se exercitam regularmente têm maior expectativa de vida e menos fatores de risco cardiovasculares, quando comparadas com sedentários. Mas ainda não há uma resposta e isso é uma preocupação crescente na prática médica, pois se de um lado trabalhamos para estimular nossos pacientes a participarem de programas de atividade física, por outro vemos o exagero com certa apreensão”, comenta Gioppato.
 A orientação do cardiologista é buscar ajuda de uma equipe multidisciplinar (profissional de educação física, nutricionista e médico), caso a pessoa se apaixone por um esporte e deseje se tornar um atleta de provas de longa duração. 
“Respeite os limites do seu corpo. Seja qual for o seu objetivo, antes de iniciar um programa regular, não deixe de consultar um médico para avaliar suas condições de saúde e cardiovasculares”, avisa.
texto: Fabiana Schoqui | Impauta Assessoria de Imprensa
--------
Viu meninas? Não adianta se acabar na academia sem supervisão, sem acompanhamento médico, se você busca orientação, tudo funcionará melhor.
Não importa se quer perder peso, ou apenas busca uma melhoria na saúde, exercício físico é excelente, seja em caminhada, dança, esportes ou musculação, mas por favor, com cautela e moderação!
 *Não tem conta no google? Comente como Anônimo mas nos conte quem você é!

Um comentário:

Pesquisar este blog