Entrevista Lu Maymunah

 
Meninas tive o prazer de conversar essa semana com a fofa da minha ex-professora de dança Lu que ensina nada mais nada menos do que a fabulosa Dança do Ventre e por isso vim aqui contar um pouquinho desse bate-papo para vocês, espero que goste e que as incentive para procurar a modalidade pois a dança é maravilhosa:

SPS - Lu, como você descobiu sua paixão pela dança?
"Sempre fui apaixonada por artes, em todas as suas modalidades, mas a dança me fascinava, desde o ballett clássico até a dança de salão. E eu sempre estive em busca do aprendizado nessa arte que tanto amo, então em 1995 com a novela Explode Coração resolvi que iria aprender dança cigana e foi a minha professora de dança cigana que me disse: Olha, vc leva jeito para dança do ventre viu? Se eu fosse vc faria tbm. Então fui fazer algumas pesquisas, procurar por escolas especializadas e em 2001 comecei e não parei mais."

SPS -  Na dança do ventre é muito comum a fama de "aumentar a barriga" isso é verdade?
"É puramente mito  pois a dança do ventre  é uma atividade completa, onde exercita-se toda a musculatura e não "direciona" gordura para nenhuma parte do corpo. A má postura do dia a dia quando andamos, sentamos, etc.. assim como a má postura dançando pode sim  "aumentar a barriga". Mas dança do ventre, definitivamente, NÃO"

SPS - E essa cinturinha? É devido a dança ou sempre teve o corpo desenhado Lu?  
"A minha estrutura sempre foi essa, quadril largo e cintura fina, mas a dança do ventre ajudou a definir melhor as formas"

SPS - Existem diferentes estilos na dança? Qual o seu predileto?
"Bem, sobre os estilos na dança do ventre, temos as danças clássicas, as folclórias, as fusões... Para mim, é dificil escolher, já que sou apaixanada por todas, mas confesso que me identifico bastante com as danças folclóricas, como por exemplo a dança com Bengala ( Raks El Assaya )" http://www.youtube.com/watch?v=3bDRi4VTsSw

SPS -  Contumamos ver muitas dançarinas de corpo desenhado e bem "esbeltas", você já viu algum tipo de preconceito com dançarinas GG?
"Infelizmente já presenciei muitas alunas de outras escolas, dando relatos de que sofreram preconceito sim..por exemplo: ficar sempre atrás em coreografias, ou não ser chamada para determinada apresentação.. mas foram em frente e venceram esta barreira através de um trabalho sério onde a satisfação pessoal estaria sempre em primeiro lugar. Claro que um corpo GG é um diferencial, mas quando se expressa sinceramente o amor pela dança, o que ela representa para vc, o significado que deve ter para cada mulher que pratica essa arte, tamanhos deixam de ter importancia."

SPS -  Para as meninas que se encantam com esse estilo de dança e possuem um corpo plus size, quais as dicas de preparo para as aulas?
"O ideal é sempre ter uma dieta balanceada, rica em alimentos que dão energia como frutas, verduras e legumes, cuidar bem do alongamento antes e depois da atividade física e ter atenção para que o sobrepeso não prejudique a coluna, joelhos.. respeitando o limite de cada uma, desenvolvendo a dança "ao seu tempo". Numa aula de dança do ventre, que normalmente dura em torno de 1H e 15min pode-se gastar até 450 calorias, portanto é necesario que tenhamos essas cuidados para evitar problemas futuros"

SPS - Lu, Parabéns por ser esse mulherão que ao meu ver, quebra os tabus da dança arrasando no palco com um corpo grande porém desenhado e lindo! Adorei conhecer um pouco mais de seu trabalho e estou louca para voltar a bailar e também para saber de mais meninas bailando (portanto as leitoras que se empolgarem, volte aqui para contar!)
"Bem meninas, a minha mensagem para vcs, assim como eu, garotas plus size e tbm para aquelas que não são é que temos que nos amar, independente no tomanho que vestimos. O amor que buscamos lá fora, na verdade, começa dentro de nós. A dança do ventre, que é a uma dança de transformação, me ensinou que cada uma nós tem a sua beleza, o seu diferencial e o seu valor. Por isso sejam belas e felizes, sempre. Beijos para todas e obrigada pela oportunidade e carinho Ví..."
 
 

Meninas a Lu ensina a modalidade na escola Templo de Ísis da maravilhosa Olympia Silvério (que não é GG mas merece um post especial também e por isso depois volto com vídeos!) 

Fica aqui minha frase predileta dessa entrevista: "...quando se expressa sinceramente o amor pela dança, o que ela representa para vc, o significado que deve ter para cada mulher que pratica essa arte, tamanhos deixam de ter importancia."

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Gosto muito da Lu e ela é ótmia!
    www.adriannabaroni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Faço dança do ventre a quase 4 anos com a Prof Luciana Maymunah e a paixão dela por essa arte é tão contagiante que me inspira a querer aprender e me dedicar cada dia mais!!! Com ela aprendi que sendo pequena, média ou grande o que importa é o que realmente se sente e não padrões!!! Me sinto cada dia mais envolvida e apaixonada por essa arte e disso "culpa" disso é um pouco dela e um pouca da Prof. Olympia Silvério. Parabéns pela entrevista, adorei!!!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog